segunda-feira, julho 09, 2007

Kodak desenvolve sensor

http://ciberia.aeiou.pt/?st=7068

A Kodak desenvolveu um novo sensor que promete maior qualidade nas fotografias tiradas com pouca luminosidade.

Caracterizada pela sua alta sensibilidade, a inovação apresentada pela Eastman Kodak permitirá melhorar consideravelmente a qualidade das fotografias tiradas com pouca luz.

Em comparação com o sensor normalmente utilizado, o 'Bayer' - assim chamado em homenagem ao seu inventor, Bryce Bayer - que integra a grande maioria dos equipamentos Kodak, o novo sensor promete melhor performance, já que é sensível a todas as frequências de luz.

Com a nova tecnologia, que deverá começar a ser aplicada às máquinas fotográficas da empresa a partir de 2008, será possível fotografar melhor em condições de menor luminosidade, conferindo à imagem final menos 'ruído'.

A sensibilidade à luz tem-se tornado um problema crescente com o advento das máquinas digitais, uma vez que, quanto maior for a sua capacidade a nível de pixéis, mais aumentam os níveis de 'ruído' nos sensores.

O sensor 'Bayer' é composto por pixéis sensíveis ao vermelho, ao verde e ao azul. Neste caso, a luminosidade é controlada pelos pixéis verdes, enquanto os pixéis azuis e vermelhos se ocupam das informações relativas à cor.

No novo sensor, metade dos pixéis são pancromáticos - sensíveis a todas as frequências de luz. Esta característica possibilita que as informações relativas à luminosidade sejam recolhidas com uma sensibilidade muito maior do que a conseguida pelo “Bayer”.
Simultaneamente, todos os pixéis vermelhos, verdes e azuis fornecem ao sensor as informações relativas à cor.

http://ciberia.aeiou.pt/?st=7068

Não é permitida a utilização de qualquer foto disponivel neste blog, sem consentimento prévio e por escrito, do autor da mesma.