segunda-feira, maio 15, 2006

Cuidado com os cartões SD "falsos"


No mercado estão a circular cartões de memória de má qualidade, cuja violação do padrão imposto poderá compromoter a fiabilidade dos equipamentos que os utilizam.


Ultimamente têm circulado relatos de problemas com cartões de memória SD. A maioria resume-se a unidades cuja leitura é deficiente, mas também há casos de equipamentos que ficam danificados após utilização prolongada dos ditos cartões.Os dispositivos afectados são geralmente PDAs e câmaras digitais, cuja garantia não cobre danos provocados por "fontes externas".

O uso de cartões não oficiais , que não obedecem às normas impostas pela SD Card Association, pode provocar danos irreparáveis nos leitores, exigindo a reparação ou substituição por inteiro do produto. Os problemas relatados envolvem precisamente este tipo de cartões, vendidos geralmente a preços (muito) acessíveis.

Segundo um artigo da Palm, que em 2004 alertava para a existência de cartões SD "falsos", a ausência do botão de protecção contra escrita e das duas pequenas ranhuras na lateral é um indício de que se tratam de unidades não oficiais , que não cumprem os requisitos de segurança.Uma etiquetagem errada, com uma descrição que não corresponde à real capacidade da unidade ou ao padrão imposto, é um outro sinal a ter em conta.

Mais informação:Palm - Tutorial

Fonte ciberia

Não é permitida a utilização de qualquer foto disponivel neste blog, sem consentimento prévio e por escrito, do autor da mesma.